Caraíva, no Sul da Bahia, é gostosa para quem curte andar de chinelo o tempo todo, tomar banho de rio e quer aproveitar uma vila bem animada à noite. Mas confesso que não tem taaanto o que fazer em Caraíva como eu imaginava! Pronto, já comecei com verdades! Mas calma, neste post eu vou falar sobre as praias de Caraíva e outras atrações. Além disso, dou mais dicas de lá para você organizar sua viagem.
Caraíva tem um formato praticamente de um triângulo. Deu um lado, o rio. De outro, o mar. E do outro, uma área de reserva de 2 aldeias indígenas. Por isso, o vilarejo é praticamente “ilhado”.
“Nova Caraíva” (no GPS coloque “Acesso Praia e Rio Caraíva“) é o local onde você vai chegar, seja de carro, táxi, ônibus ou transfer. Ali você vai ter que deixar seu carro num estacionamento e pegar um barquinho para cruzar o rio Caraíva para a vila, que é essa área delimitada pelos traços brancos abaixo. É na vila onde todo mundo se hospeda, curte o dia e a noite.
A maneira mais comum de se locomover em Caraíva é a pé. É que não circulam carros na vila. Há charretes que levam malas, mas não é comum que os carroceiros permitam que passageiros sejam transportados nela. Também não vi nem aluguel de bicicleta por lá. Até porque acho que uma bicicleta de pouco adiantaria na vila, porque as ruas são todas de areia muito fofa.
Apenas para fazer alguns passeios você pode usar um transporte que não sejam seus próprios pés. Por exemplo: dá para ir à Praia de Satu andando ou de lancha. E à praia do Espelho de táxi. Para Corumbau você vai necessariamente com um passeio de buggy.
Antes de falar exatamente sobre o que fazer em Caraíva, preciso explicar que a cor do mar e do rio Caraíva mudam de acordo com a maré. Quando a maré está alta, a água esverdeado do mar “invade” um pedaço do rio Caraíva, deixando a água do rio com um lindo tom de verde.
Já quando a maré está baixa, são as águas marrons e escuras do rio que “invadem” o mar, deixando ele meio marrom também.
O encontro do rio Caraíva com o mar é sem dúvidas o ponto mais gostoso da região, e não pode ficar de fora quando você for decidir o que fazer em Caraíva. A Praia da Barra é justamente a praia do rio. E, como praia de rio, ela não tem ondas. Tem um bom trecho raso, ótimo para crianças.
Além disso, outra vantagem é que o fundo não é lodoso. Por isso, você não fica com aquela sensação de nada grudando no seu pé.
Você pode ficar na parte da praia mais voltada para o mar ou na parte mais voltada para o rio. De qualquer forma, na Praia da Barra há barraquinhas bem simples e pequenas que vendem bebidas e petiscos fritos. Essas barraquinhas disponibilizam sombra e cadeira. Contudo, em geral, elas cobram consumação mínima para permitir o uso dessa estrutura. E não é barato! Em setembro de 2021 estavam cobrando R$ 100 de consumação mínima.
Ah, não achei essas barraquinhas boas para almoçar não, viu? São meio precárias.
Dá para alugar stand up paddle na praia da Barra. Também é possível fazer um passeio suave de boia na Praia da Barra, em que uma lancha te leva a um trecho mais distante do rio e de onde você desce com a boia, num passeio bem tranquilo.